02 outubro 2006

 

Rumo ao Segundo Turno

E não é que as eleições mais mornas da história esquentaram no final? Não sei o que ocorre com as outras pessoas, mas aqui em casa ficamos até muito tarde acompanhando tudo o que acontecia, pois, as eleições são o Natal dos cientistas políticos ^-^

No final o Sul e o Sudeste determinaram o avanço de Geraldo Alckmin e o 2º turno para a eleição presidencial brasileira. Terminada a apuração, foi bom ver o discurso entusiasmado do candidato do PSDB que lutou até o último minuto por sua candidatura enfrentando os opositores dentro e fora do partido.

Acho que o saldo foi positivo. O PT pode perceber o tamanho do desencanto com o partido em seu berço político, ira essa que se estendeu até o antes intocável Eduardo Suplicy, que sofreu até o final com uma votação muito mais difícil do que as pesquisas mostravam.

O outro lado da desilusão com o Partido dos Trabalhadores, foi mais triste. O desencanto trouxe de volta alguns fantasmas da política brasileira e alguns outsiders.

Ao abrir mão da ética o PT cedeu seu espaço entre os eleitores flutuantes para o fortalecimento do malufismo no estado: o PP renasceu das cinzas como uma fênix nessa eleição. O partido que quase sumiu no final do ano passado, volta a cena fortalecido e deve romper a cláusula de barreira nessas eleições.

Como um partido que nasceu dentro do sistema, o PP precisa estar no poder para conseguir força (o que se reflete em cargos e aumento no número de filiações políticas). Com o grande número de partidos que vão ter sua existência comprometida pela nova legislação, acredito que novas fusões devem estar nos planos do partido de Paulo Maluf que agora possui os meios para distribuir incentivos aos seus aliados.

Acredito que o deputado federal Delfim Neto deve ter se arrependido de ter deixado o PP no ano passado, já que pelo PMDB ele não deve conseguir um mandato em 2007.

Além de Paulo Maluf (consagrado como o deputado mais bem votado do país), o PP conta ainda com Celso Russomanno (presidente do diretório estadual do PP em São Paulo e o segundo deputado mais bem votado do estado), Vadão Gomes e Beto Mansur entre os deputados federais paulistas mais bem votados. Os dois primeiros, graças a suas expressivas votações, devem levar outros pepistas para Brasília.

A bancada paulista deve contar ainda com Eneas Carneiro (PRONA), Clodovil (PTC) e Frank Aguiar (PTB), eleitos por três partidos que devem ter problemas com a cláusula de barreira e, para ter algum poder dentro da Câmara, terão que se fundir com outros partidos ou assistirem à migração de seus deputados para partidos maiores.

Alguns outros pontos merecem destaque:






<< Home